domingo

RELEVO CONTINENTAL,OS DOBRAMENTOS, AS FALHAS E OS TERREMOTOS.


COLÉGIO_______________________________________________________________
DATA:___/___/____  DISCIPLINA: GEOGRAFIA   SÉRIE: 6º ANO
PROFESSOR(A):___________________________ ALUNO(A):____________________

ATIVIDADE AVALIATIVA DA III UNIDADE.

1.    Faça a correspondência corretamente.

1. Montanhas
2. Planaltos
3. Planícies
4. Depressões

(   ) São áreas da superfície terrestre menos elevadas que as montanhas e mais ou menos planas delimitadas por escarpas.
(   ) São grandes elevações naturais do relevo.
(   ) São formas do relevo mais ou menos planas ou suavemente onduladas, em geral de grande extensão.
(   ) São áreas do relevo com altitudes inferiores às das terras que a circundam ou áreas abaixo do nível do mar.

2.    Que fenômeno a ilustração abaixo está representando? 
                                                                          
a)    A formação de um vulcão.
b)    A formação de um terremoto.
c)    A formação de uma tsunami.
d)    N.d.a

3.  Observe a figura abaixo e explique as consequências para populações que vivenciam terremotos das seguintes magnitudes:



a)    De 6,1 a 6,9 graus na escala Richter;
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
b)    Acima de 8,0 graus na escala Richter;
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________

4. Explique o que são terremotos.
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________

5. Quais são os agentes modificadores do relevo que são de origem externa?
            _________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________

6. Observe a figura a seguir e responda.


a)    Localize as placas Sul – Americana e a de Nazca. Elas pertencem a uma área de afastamento ou de choque de placas?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b)    Qual fenômeno geológico que você estudou nessa unidade ocorre na zona de contato entre as placas Sul – Americana e a de Nazca?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8. Observe a ilustração a seguir, que representa uma experiência. Tendo por base o que você estudou, essa experiência procura demonstrar qual fenômeno geológico?


a-    Falhas.

b-    Dobramentos.
c-    Tectonismo.
d-    Vulcanismo.

9. Observe a figura e indique o nome das placas cujo encontro deu origem à Cordilheira do Himalaia.



a) Placa Africana e Euro-Asiática.
b) Placa indiana e Euro-Asiática.
c) Placa Africana e Indiana.
d) N.d.a



Nenhum comentário:

Postar um comentário